O Tribunal Regional Eleitoral julgou nesta segunda-feira (30) quatro pedidos de cassação contra prefeitos no interior do Piauí. Os processos foram referentes aos municípios de Isaías Coelho, Arraial, Lagoa Alegre e Fronteiras. Ainda, uma ação de prestação de contas foi julgada do município de Queimada Nova que tem como prefeito Celso Nunes Amorim. Os julgamentos terminaram por volta das 16h30 desta segunda com TRE-PI decidindo pela cassação de mais um prefeito no Piauí. Desta vez, o prefeito de Isaías Coelho e seu vice respectivamente, Everardo Araújo e Arismagno Carvalho tiveram seus mandatos cassados pela corte. Outros três processos referentes a pedido de cassação, o TRE manteve o prefeito de Arraial no cargo por unanimidade, do município de Lagoa Alegre suspendeu julgamento e pediu vista no processo e do município de Fronteiras manteve o prefeito no cargo por 5 votos a 1. O último processo julgado pela corte foi um pedido de prestação de contas do prefeito Celso Nunes Amorim do município de Queimada Nova. A corte aprovou com ressalva as contas do prefeito, que foi acusado de não apresentar notas fiscais de combustível. No andamento do julgamento o prefeito não apresentou todas as notas, no entanto o TRE aprovou as contas.
Isaías Coelho – A corte do TRE-PI julgou o processo contra o prefeito e vice-prefeito de Isaías Coelho, Everardo Araújo de Moura Carvalho e Arismagno Carvalho Muniz, decidindo pela cassação do mandato dos gestores. No julgamento houve um empate, sendo que o voto do relator Antônio Peres Parente foi a favor da permanência do prefeito no cargo. Com o resultado de 3 a 3, a desembargadora Eulália Pinheiro, através do voto de qualidade, decidiu pela cassação do prefeito e vice de Isaías Coelho, determinando o afastamento imediato do atual gestor do cargo e convocação do presidente da Câmara Municipal para tomar posse, até que o Tribunal marque a data de uma nova eleição na cidade, entre 20 a 40 dias. O prefeito de Isaías Coelho, Everardo Araújo e vice Arismago Carvalho responderam por abuso de poder político e improcedência. A Comarca correspondente a zona eleitoral de Isaías Coelho é a 37° zona, localizada no município de Simplício Mendes.
Arraial – O TRE-PI decidiu unanimemente manter o prefeito de Arraial, Numas Pereira Porto e vice Leonerso da Silva Marinho no cargo. O processo acusava os gestores de captação ilícita de sufrágio.
Lagoa Alegre - O processo contra a prefeita de Lago Alegre , Gesimar Neves Borges Costa e seu vice Diógenes Moita Costa, correspondente a 16° zona Eleitoral em União, foi suspenso pelo relator Antônio Peres Parente e remarcado para próxima semana. O relator pediu vista no processo que acusa a prefeita de improcedência. O pedido seria para análise mais aprofundada do processo.




Fronteiras – O prefeito Osmar Sousa e vice Norberto Ângelo do município de Fronteiras foram mantidos no cargo por 5 votos a 1 pelo TRE no processo que acusava os gestores de captação ilícita de sufrágio, gastos ilícitos para fins eleitorais e abuso de poder econômico. Fonte: portalaz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário